• Pediatherapies

Porque meu filho autista apresenta dificuldades em realizar as AVD’s?

Por: Karla kosa Lino Duarte (Terapeuta Ocupacional)


As AVD’s ou (atividades de vida diária), são as atividades que realizamos no nosso dia-a-dia, nossas atividades rotineiras, como por exemplo escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho dentre outras, de forma independente. As crianças típicas aprendem ou adquirem essas habilidades através da imitação ou dos comandos verbais emitidos pelos adultos, uma vez que as crianças autistas apresentam um déficit na interação social e na comunicação verbal devemos utilizar de outras estratégias e recursos para a aquisição das AVD’s.


Podemos realizar as atividades de forma fracionada como por exemplo no treino banho, primeiro treinamos para que a criança vá para o banheiro, quando ela adquirir esta habilidade, damos o reforço positivo que pode ser um reforço social ( muito bem, parabéns), desta forma a criança passa a adquirir mais habilidades dentro desta mesma tarefa, tirar a roupa, abrir o chuveiro e assim por diante, somente após a criança adquirir uma habilidade dentro da tarefa e que passamos para a outra.


Outros recursos que podem ser utilizados são as ajudas verbais ou físicas, como por exemplo no treino de higiene oral, podemos realizar inicialmente o auxílio físico que consiste em segurar as mãos da criança a auxiliá-la na colocação da pasta de dente na escova, a partir do momento em a criança não necessita mais do auxilio físico passamos para o verbal, onde são falados os comandos necessários para a realização da atividade.


Conforme a criança progride no treino das AVD’s podem ser usadas somente pistas visuais que consistem nas fotos de cada etapa da tarefa, inicialmente o terapeuta ou familiar fala o que tem em cada figura até que a criança consiga sistematizar a sequência das figuras e passe a fazer sozinha.


O treino das AVD’s é realizados pelo terapeuta ocupacional porém, para que seja efetivo deve ser realizados em conjunto com os familiares.



DICA PEDIATHERAPIES

Pretende viajar e levar o seu baixinho para uma super aventura?


Viagem Internacional: você sabia que muitos países estão exigindo o Seguro Viagem para passar pela imigração? E você também sabia que uma simples consulta médica custa em média U$300 dólares? Caso ele precise ser medicado, é cobrado à parte também?


Viagem Nacional: você sabia que muitos dos nossos convênios não abrangem todo o país? Já pensou em ter que depender de um hospital público caso o seu baixinho fique doente e você estando em outro estado?


A Pediatherapies recomenda sempre fazer o seguro viagem. No link abaixo vocês possuem diversos planos com cobertura mínima de 10 mil reais para serem usados em hospitais, dentistas, extravios de mala, hospedagem de emergência por cancelamento de voo, danos na sua mala de viagem e muito mais.


O valor a ser pago é o menor do mercado. Clique na imagem e faça uma simulação.

Desconto exclusivo da Pediatherapies.




0 visualização

Site desenvolvido por @faellvasc Assessoria em Redes Sociais.

Rua: Major Sucupira, 223/233 - Centro / Jundiaí, SP

Tel: (11) 4586-4252

  • Facebook ícone social
  • Instagram