Cadeiras de rodas e seus benefícios

(Por: Keslley Rodrigues Messias – Fisioterapeuta Pediatherapies)

Primeiramente é importante saber que cadeira de rodas é um tema muito comum no meio da reabilitação e a escolha correta é muito importante, pois elas geram independência, conforto e qualidade de vida para a pessoa com deficiência. É de suma importância obter a ajuda de um profissional especializado da área da saúde para a escolha da cadeira de rodas ideal, evitando cometer erros que podem prejudicar a qualidade de vida do usuário.

Como escolher a melhor cadeira de rodas?

Antes de mais nada é preciso considerar os objetivos propostos neste item. Do mesmo modo que entendemos que a cadeira é importante para a vida da pessoa com deficiência, dever-se-á compreender para quais fins a cadeira entrará na vida de quem a precisa, ou seja, se é para a mobilidade em ambientes externos ou internos de uma residência, para o uso em distâncias curtas ou longas, se haverá a necessidade de uma terceira pessoa para o auxílio da locomoção, como se dará o transporte da mesma e a condição física e motora do usuário.

Mas qual é a melhor? A cadeira manual ou a motorizada? Tudo depende da necessidade. Entenda:

Cadeira de rodas manual

Esse é o tipo de cadeira de rodas mais comum de se encontrar, ela pode ser movida pelo usuário da cadeira ou pelo cuidador. A cadeira de rodas manual se movimenta com a força de tração humana.

Os modelos manuais podem se dividir em dois tipos basicamente. O primeiro tipo é onde o usuário tem total autonomia para com a cadeira, já o outro, é quando o indivíduo possui a dependência de um cuidador. Sendo assim, as cadeiras se divergem principalmente nos itens que elas possuem.

Nos modelos de usuários com independência, não vemos tantos itens adicionais por conta de não possuírem a necessidade de grandes modificações (Fig1) como, por exemplo, uma criança PC nível GMFCS 3 ou mielomeningocele torácica baixa. Já os modelos dos usuários que necessitam de um cuidador para sua locomoção, normalmente possuem vários itens adicionais, como acentos diferenciados, cintos, encosto de cabeça dentre outros itens, neste caso uma criança PC nível GMFCS 5 por exemplo (Fig 2).

Por conta das diversas marcas e modelos, é de suma importância a consulta de um profissional da área da saúde.

Cadeira de rodas motorizada

Este tipo de cadeira conta com um motor recarregável para realizar os movimentos e é indicado para aqueles que possuem maior comprometimento dos membros superiores ou que fadigam em grandes distancias, como uma criança PC nível GMFCS 4, por exemplo, e se faz necessário o entendimento do funcionamento do equipamento.

Os motores são acionados por um controlador eletrônico do tipo joystick, que modula a velocidade e direção, podendo ser instalado em diferentes posições conforme a necessidade do usuário. (Fig.3)

A capacidade de carga das baterias varia de acordo com os modelos. Quanto maior a capacidade das baterias, maior será a autonomia do usuário, porém o peso total e o custo também serão mais elevados.

Perceberam pediamigos como é importante conhecer os tipos de cadeiras de rodas? Além de escolher a melhor opção para o usuário, a pessoa com deficiência terá mais conforto, melhorando também a sua qualidade de vida.