• Pediatherapies

A bicicleta como fonte de estímulo e desenvolvimento da criança.


🤔A bicicleta é para todos?

A resposta é: SIM.


🤔Mas o meu filho possui necessidades especiais, ele não pode andar de bicicleta, não é?

A resposta é: PODE!



Atualmente o mercado conta com uma vasta linha de bicicletas adaptáveis para crianças, jovens e adultos que possuam algum tipo de necessidade especial. Infelizmente estas bicicletas ainda não são comercializadas em grande escala, mas em São Paulo, por exemplo, existem empresas que fazem a adaptação de uma bicicleta comprada pela família ou então, fabrica uma bicicleta baseada nas necessidades reais daquela criança, por exemplo.


Um dos modelos mais comuns é o triciclo, pois ele consegue atender, à partir de uma configuração fixa, a diversos tipos de necessidades diferentes, precisando, vez ou outra, de uma adaptação mais específica se for o caso.


O triciclo Hand Bike, por exemplo, possui uma pedivela adaptado no guidão da bicicleta, fazendo com que os pés não precisem ser utilizados. Esta é uma das opções existentes no mercado atualmente, assim como a bicicleta com suporte de quadril. 


A nossa indicação é a de, antes da família tomar a decisão da compra, que ela consulte o médico responsável pelo filho, bem como o terapeuta. Aqui na Pediatherapies, por exemplo, os nossos profissionais além de recomendar a aquisição da bicicleta, vai até a loja ou fabricante, com a família a fim de assegurar que o equipamento correto à necessidade daquele criança, está sendo comprada.


A bicicleta possui benefícios transformadores à criança. Além de toda praticamente criança amar bicicleta, ela ainda proporcionas bens físicos, mentais e sociais.


✅ Estímulo no desenvolvimento;

✅ Promoção do bem-estar;

✅ Vínculo familiar;

✅ Estímulo da atenção e percepção;

✅ Qualidade do sono;

✅ Promoção da interação social e, consequentemente, da inclusão;

✅ Estimula o equilíbrio e a coordenação, com consequente melhora da postura;

✅ Melhora da função pulmonar e cardíaca;

✅ Ganho de força muscular;

✅ Atividade com baixo impacto articular.



Não só as crianças, mas também os pais precisam vivenciar essa incrível experiência de liberdade e que traz grandes benefícios para a saúde.


Escolha a bicicleta ou triciclo que melhor se adapta a você e lembre-se sempre, ande em locais seguros e próprios para a prática.



Por: Maitê Cristina Alves Silveira

Crefito: 184069

82 visualizações

Site desenvolvido por @faellvasc Assessoria em Redes Sociais.

Rua: Major Sucupira, 223/233 - Centro / Jundiaí, SP

Tel: (11) 4586-4252

  • Facebook ícone social
  • Instagram