Site desenvolvido por @faellvasc Assessoria em Redes Sociais.

Rua: Major Sucupira, 223/233 - Centro / Jundiaí, SP

Tel: (11) 4586-4252

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Pediatherapies

O QUE É A TERAPIA MÉTODO ABA?

Atualizado: Fev 12

Entenda o que é o método ABA, a análise do comportamento aplicado, a mais nova terapia da Pediatherapies - Jundiaí, SP.


Agenda aberta - Consulte nossa Recepção.

A terapia que popularmente é conhecida como ABA, trata-se de um ramo aplicado da ciência da análise do comportamento, podendo ser utilizado em diversos segmentos da sociedade como, por exemplo, instituição de educação, terapias e até mesmo em empresas. Os estudos que mostravam o quanto este tipo de análise poderia auxiliar no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), se início na década de 80, se popularizando rapidamente nos Estados Unidos e Reino Unido.


O QUE É ABA?


A análise do comportamento aplicada, do inglês applied behavior analysus (ABA) consiste em uma disciplina científica onde, nela, há um ramo de ciência básica - conhecido como análise experimental do comportamento - do inglês experimental analysis of behavior.

O método ABA tem como foco a gestão da solução de problemas socialmente relevantes que abrange tanto as empresas, como as instituições públicas e, principalmente, na intervenção aos transtornos do espectro autista (TEA).


O MÉTODO - INTERVENÇÃO

A intervenção ABA é realizada através de uma avaliação inicial minuciosa do comportamento da pessoa - importante ressaltar que esta avaliação não consiste em um único dia de terapia. Dependendo da criança, por exemplo, a avaliação pode levar um mês. Esta avaliação levará o terapeuta à identificar os comportamentos que estão em déficit e que, em geral, estão muito relacionados à interação social e à linguagem; bem como o excesso - comportamento estereotipado, interesse restrito a certos temas ou objetos, apego excessivo a rotinas, comportamento autolesivo e até mesmo agressivo.


Passada a avaliação inicial, um plano de intervenção individual é elaborado pelo profissional, onde ele mostra aos responsáveis e até mesmo à criança, o que está em déficit e, à partir daí, passa a trabalhar para a redução deste excesso identificado. Esse plano de ação é realidade periodicamente, ou seja, todo o tratamento é dividido por etapas e metas alcançadas.


Como em qualquer crise ou déficit encontrado em crianças ou adultos, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficaz torna-se a metodologia ABA.


Importante esclarecer que o ABA é uma intervenção intensiva, duradoura e abrangente - incluindo a família, a escola e muitas vezes os meios sociais da criança). O terapeuta não se priva apenas à sua sala de terapia, ele também acompanha a rotina da criança na sala de aula e no convívio familiar.


O principal processo psicológico subjacente é a aprendizagem.


RESULTADOS DO ABA EM PACIENTES COM TEA.

Foi em 1987, nos Estados Unidos, que surgiu a primeira pesquisa efetiva das formas de intervenção aos TEA baseadas no ABA e, no decorrer dos anos, tal pesquisa vem sendo confirmada por outros estudos.

Estes estudos mostraram que cerca de 80% dos casos de TEA submetidos à intervenções baseadas em ABA mostram boa ou excelente evolução. Pois, das crianças submetidas ao método, apresentaram uma mudança significativa em seus déficits e, automaticamente, reduziram o comportamento-problema a ponto de funcionarem nos diferentes âmbitos sociais com pouca e, em alguns casos, sem nenhuma ajuda.

Em contraponto, os estudos também mostraram que em casos onde o comprometimento é muito severo, o progresso foi menor. Nestes casos em específico, a criança não pôde desenvolver plenamente sua linguagem, seja ela falada ou de forma alternativa, precisando de uma assistência por tempo indeterminado.  


QUAL É A IDADE IDEAL PARA O INÍCIO DO ABA?

O método ABA é indicado para todas as idades, sem nenhuma restrição. Porém, quanto antes o início, mais rápido, fácil e eficaz será o tratamento. O ABA também é indicado para a contribuição com a solução de qualquer problema que permeie o comportamento do indivíduo: adesão a tratamento médico, obesidade, gestão de pessoas, intervenção ao desenvolvimento atrasado, terapia individual de adultos ou crianças sem diagnóstico, programação do ensino especial ou regular, desempenho de alto rendimento no esporte, comportamento do consumidor, para citar apenas alguns exemplos. As possibilidades são ilimitadas.


QUAIS PROFISSIONAIS PODEM ATUAR COM O ABA?

A análise do comportamento é um tema presente na grade de graduação de estudantes em psicologia, mas isso por si só não torna o profissional apto ao método. Para atuar com o ABA é necessário uma pós-graduação específica.

Ainda não existe uma profissão de analista de comportamento, portanto, as primeiras iniciativas de se criarem graduações, pós-graduações e cursos específicos já existem. Além dos profissionais do ramo da psicologia, o ABA também é trabalhado por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos.


No Brasil não há a necessidade do profissional ter a certificação internacional, BACB (Behavior Analyst Certification Board - Comitê Certificador de Analista do Comportamento), mas é preciso ter a certificação de estudos na metodologia.


O ABA NA PEDIATHERAPIES

Aqui na Pediatherapies, todos os nossos profissionais responsáveis pelo ABA possuem certificados e estão aptos a aplicar a análise do comportamento. Já estamos com a nossa agenda aberta e você pai, os convidamos a marcar um bate-papo com os nossos especialistas. Agende um horário na nossa recepção.


A Pediatherapies conta com todos os materiais e profissionais necessários para a terapia do seu filho.


A Pediatherapies está localizada na Rua Major Sucupira, 223, centro, Jundiaí, SP.

Contato: (11) 4586-4252 | (11) 97135-6556 | adm.pediatherapies@gmail.com











96 visualizações