• Pediatherapies

ARTETERAPIA - um estímulo cognitivo através da arte.


Nossos baixinhos tiveram uma experiência maravilhosa.

No último sábado, 14 de setembro de 2019, a Pediatherapies recebeu a Psicóloga Arteterapeuta Fabiana R. Guedes onde, junto às nossas crianças e seus pais, desenvolveu a oficina criativa "O Peixinho Arco-Íris". Foi uma manhã incrível e de muitos aprendizados entre estórias, pinturas e construção de brinquedos.


Mas você sabe o que é a ArteTerapia?

A Arteterapia vem com o intuito de auxiliar na promoção, reabilitação e na recuperação da saúde. É um reconhecimento interdisciplinar onde facilita a expressão não-verbal sem que haja uma preocupação estética. A comunicação diante de situações difíceis bem como o estímulo das potencialidades de cada criança, vem através do reconhecimento interdisciplinar da arteterapia com ações, como, desenhar, pintar, modelar e até mesmo no estímulo imaginário através da contação de histórias. Todos estes elementos podem contruir uma experiência pessoal com repercussão na vida familiar, escolar, profissional e social.


Na arteterapia, ou como também é conhecida, arte-reabilitação, o atendimento é dado tanto para crianças, quanto para adolescentes, adultos e idosos. Tal terapia pode ser aplicada de forma individual ou em grupo, como foi o caso da nossa experiência neste último sábado.


Para quem é recomendada a arteterapia?


A arteterapia abrange quase todas as patologias, indo dos casos mais leves ao mais graves, quando a criança, por exemplo, não possui movimentos e fala. O mesmo com os jovens, adultos e idosos, quando estes perdem total ou parcialmente os movimentos e a fala.


Ciência e Arte

A contribuição de vários neurologistas se fez fundamental para que houvesse o entendimento e o atendimento em arte-reabilitação, com base nas relações entre arte e cérebro. Alguns médicos neurologistas afirmam que, uma vítima de acidente, por exemplo, mesmo que possua diferentes tipos de lesões, ainda assim estão aptos à desenhar, pintar e até mesmo a realizar esculturas. Todo este processo, claro, dependerá da extensão da lesão do paciente. No caso de crianças, dependerá da extensão do comprometimento destas lesões. Mas ainda assim, os profissionais da área da neurologia, fisiatria, ortopedia, psicologia e terapia ocupacional, afirmam a importância da arte para o desenvolvimento cognitivo das habilidades para a mente e cérebro.


Segundo Selma Ciornai - psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica pela Saybrook Graduate School and Research Center, EUA -, "No campo da arteterapia, é necessário o conhecimento das linguagens simbólicas, das formas materiais artísticos e sua utilização. Também conhecimento dos processos criativos e sua relação com os processos terapêuticos. E, que, no campo da terapia se tenha conhecimento de como se dão as mudanças e transformações em níveis psíquicos, como se cristalizam as defesas, partindo de uma filosofia de conhecimento, uma epistemologia que oriente sua prática. A arte-reabilitação necessita dos mesmos elementos, mais o conhecimento básico de neurologia e das patologias atendidas. Tanto a arteterapia como a arte reabilitação, são hoje recomendadas para as mais diversas situações de patologias físicas e mentais. E recebem encaminhamento de hospitais, clínicas e escolas".


Arteterapia na Pediatherapies

A Pediatherapies, sempre pensando em terapias de qualidade e, em proporcionar todas as diferentes formas de abordagens terapêuticas para a nossa cidade, traz para a nossa clínica a Arteterapia.

Agenda aberta e não há cobertura para nenhum plano de convênio, apenas quando por via liminar judicial.






Pediatherapies Clínica de Fisioterapia e Reabilitação Neurológica.

Rua Major Sucupira, 223, centro, Jundiaí, SP.

Contato: (11) 4586-4252 | WhatsApp: (11) 97135-6556

E-mail: adm.pediatherapies@gmail.com


#arteterapia #jundiai #arteterapiaemjundiai #fisioterapiainfantil #fisioterapiajundiai







0 visualização

Site desenvolvido por @faellvasc Assessoria em Redes Sociais.

Rua: Major Sucupira, 223/233 - Centro / Jundiaí, SP

Tel: (11) 4586-4252

  • Facebook ícone social
  • Instagram