• Pediatherapies

Alinhamento biomecânico, o que é? Para que serve?

Por: Eduardo Bagne (Fisioterapeuta e Diretor Técnico da Pediatherapies)



Todas as crianças com afeções neurológicas, na maioria das vezes, apresentam alterações musculares importantes, seja na força ou no tônus; podendo ser aumentado ou diminuído, denominados hipertonia/espaticidade ou hipotonia.


Diante disso, as crianças apresentam dificuldades em adquirir e se manter em determinadas em adquirir e se manter em determinadas posturas como, por exemplo, deitar, sentar ou ficar de pé. E quando colocadas nessas posições podem criar mecanismos compensatórios os quais podem gerar encurtamentos musculares e possíveis deformidades.


Seja durante a terapia ou em casa, devemos sempre buscar o melhor alinhamento biomecânico, ou seja, a postura mais adequada da criança para a realização da atividade proposta, pois com isso além de prevenir deformidades, conseguimos recrutar melhor as fibras musculares e assim obtermos uma melhor performance na atividade.



Alguns acessórios ou recursos podem ser usados como auxiliares desse processo, como a cadeira de rodas adaptada, cadeiras de plástico com uso de espaguetes de piscina, calças de posicionamento, mesinhas adaptadas, talas de lona, orteses, parapodium, além das vestes terapêuticas.


Converse com o seu terapeuta e, juntos, busquem estratégias de posicionamento e alinhamento biomecânico para seu filho, para que assim as atividades domiciliares sejam feitas com segurança e eficácia.






85 visualizações

Site desenvolvido por @faellvasc Assessoria em Redes Sociais.

Rua: Major Sucupira, 223/233 - Centro / Jundiaí, SP

Tel: (11) 4586-4252

  • Facebook ícone social
  • Instagram